Skip to main content

Mito ou verdade? Arrancar um fio de cabelo branco faz nascerem dez no lugar

Provavelmente você já escutou alguém dizer para não arrancar um fio de cabelo branco que teima em aparecer pois do contrário “dez nascerão no lugar”.

Será que existe algum fundo de verdade ou tudo não passa de uma lenda urbana? E como resistir à tentação de não arrancar, quando eles começam a nascer, e ainda não se tem idade para “ser velho”?

A resposta é simples. No máximo, o que irá acontecer é que outro fio branco surja no mesmo folículo capilar – mas jamais dez!!

Essa crendice popular de que nascerão mais fios brancos de cabelo não tem nenhum embasamento.

O que pode acontecer é que você está ficando mesmo grisalho, mas a culpa jamais será do fio que você arrancou.

Os cabelos brancos ou grisalhos fazem parte do processo natural de envelhecimento, mas eles vão começar a aparecer dependendo da genética de cada um. É por isso que em algumas pessoas os cabelos brancos começam a aparecer ainda antes de completarem 30 anos de idade.

Outras só verão os temíveis cabelos brancos depois dos 50 anos. surgem bem mais cedo do que em outras.

Os cabelos ficam brancos quando as células responsáveis pela pigmentação do cabelo começam a envelhecer. Depois de mortas, elas já não transmitem cor nenhuma para os cabelos.

Se você arrancar um fio branco de cabelo, outro branco vai nascer no lugar dele pois as células de pigmentação desse fio estão mortas.

O processo de embranquecimento do cabelo é gradual. Quado um fio de cabelo está totalmente branco, o mais provável é que os folículos capilares ao redor desse fio também estejam passando por um processo de envelhecimento.

Quando o fio branco começar a nascer no lugar daquele que foi arrancado, os fios em volta, que já estavam em processo de clareamento, vão estar mais brancos, dando a impressão de que foi porque um deles foi arrancado.

No entanto, os médicos dizem que não é saudável arrancar fios de cabelo, pois o folículo pode ficar danificado nesse processo e nunca mais voltar a crescer.

Além do mais, arrancar os cabelos pode provocar infecção nos folículos, deixando a pessoa careca.

Se os fios brancos estão lhe incomodando, você pode raspar a cabeça, usar um boné ou até mesmo tingir os cabelos. Mas não arranque que só vai piorar a situação.

Hoje existem diversos produtos no mercado que prometem retardar o envelhecimento, mas precisam entender que esse processo faz parte da vida das pessoas.

Afinal, cabelos brancos dão um certo charme aos homens – embora a sociedade ainda criminalize uma mulher por deixar seus cabelos grisalhos à mostra.

A melhor maneira de lidar com os cabelos brancos ainda é aceitar a idade que se tem. O tempo não volta para trás.

error: Este site está protegido contra cópia.